top of page
Search

Did you know that it is not recommended to reheat rice and other foods?

Writer's picture: Geasi FelipeGeasi Felipe

Existem relatos que falam que em 1921 no Japão foi lançado uma "LEI" proibindo todos a consumirem arroz requentado, uns falam que comer arroz requentado pode ter um risco de beribéri, você já tinha ouvido falar sobre isso ?



Arroz branco

O beribéri é uma doença causada pela deficiência de vitamina B1, também chamada de tiamina. Essa vitamina está relacionada, entre outras funções, com o metabolismo de carboidratos, condução de impulsos nervosos e metabolismo aeróbico.


Logico se deixar o alimento em cima do fogão especialmente em dias mais quentes, pode deixa-lo mais suscetível a proliferação de fungos ou bactérias.

Após ingerir o alimento estragado entre 6 a 24 horas, você pode ter diarreia, vômito e cãibras, sintomas parecido com intoxicação, caso você tenha baixa imunidade pode ficar mais serio a coisa. Não existe uma forma exata de acabar com o Bacillus cereus causador desse perigo todo, pois ele vive em solo, poeiras esgoto, alguns são prejudiciais aos seres humanos.


Não é exatamente verdade que não se pode comer arroz requentado, mas há algumas precauções importantes a serem tomadas para garantir a segurança alimentar. O arroz, quando não armazenado e aquecido corretamente, pode desenvolver bactérias que causam intoxicação alimentar, como o Bacillus cereus. Aqui estão algumas diretrizes para minimizar riscos:


Refrigerar rapidamente: Após cozinhar o arroz, refrigere-o o mais rápido possível, idealmente dentro de uma hora. Deixe o arroz esfriar à temperatura ambiente antes de colocá-lo na geladeira.


Armazenar corretamente: Guarde o arroz cozido em recipientes herméticos na geladeira. O arroz deve ser consumido dentro de um a três dias.


Reaquecer bem: Ao reaquecer o arroz, certifique-se de que ele esteja bem quente, a pelo menos 74°C. Aqueça-o completamente e mexa durante o processo de reaquecimento para garantir que todo o arroz atinja uma temperatura segura.


Evitar reaquecimentos múltiplos: Reaqueça o arroz apenas uma vez. Cada ciclo de resfriamento e reaquecimento aumenta o risco de crescimento bacteriano.


Seguindo essas recomendações, é seguro consumir arroz requentado. Conforme diz Ana Sandra Viana Zimichut especialista em Nutrição, hoje atuando como nutricionista no Hspital Saõ Camilo em São Paulo.

1 view0 comments

Recent Posts

See All

Kommentare


bottom of page