top of page

Sabia que não é indicado requentar arroz e outros alimentos?

Foto do escritor: Geasi FelipeGeasi Felipe

Existem relatos que falam que em 1921 no Japão foi lançado uma "LEI" proibindo todos a consumirem arroz requentado, uns falam que comer arroz requentado pode ter um risco de beribéri, você já tinha ouvido falar sobre isso ?



Arroz branco

O beribéri é uma doença causada pela deficiência de vitamina B1, também chamada de tiamina. Essa vitamina está relacionada, entre outras funções, com o metabolismo de carboidratos, condução de impulsos nervosos e metabolismo aeróbico.


Logico se deixar o alimento em cima do fogão especialmente em dias mais quentes, pode deixa-lo mais suscetível a proliferação de fungos ou bactérias.

Após ingerir o alimento estragado entre 6 a 24 horas, você pode ter diarreia, vômito e cãibras, sintomas parecido com intoxicação, caso você tenha baixa imunidade pode ficar mais serio a coisa. Não existe uma forma exata de acabar com o Bacillus cereus causador desse perigo todo, pois ele vive em solo, poeiras esgoto, alguns são prejudiciais aos seres humanos.


Não é exatamente verdade que não se pode comer arroz requentado, mas há algumas precauções importantes a serem tomadas para garantir a segurança alimentar. O arroz, quando não armazenado e aquecido corretamente, pode desenvolver bactérias que causam intoxicação alimentar, como o Bacillus cereus. Aqui estão algumas diretrizes para minimizar riscos:


Refrigerar rapidamente: Após cozinhar o arroz, refrigere-o o mais rápido possível, idealmente dentro de uma hora. Deixe o arroz esfriar à temperatura ambiente antes de colocá-lo na geladeira.


Armazenar corretamente: Guarde o arroz cozido em recipientes herméticos na geladeira. O arroz deve ser consumido dentro de um a três dias.


Reaquecer bem: Ao reaquecer o arroz, certifique-se de que ele esteja bem quente, a pelo menos 74°C. Aqueça-o completamente e mexa durante o processo de reaquecimento para garantir que todo o arroz atinja uma temperatura segura.


Evitar reaquecimentos múltiplos: Reaqueça o arroz apenas uma vez. Cada ciclo de resfriamento e reaquecimento aumenta o risco de crescimento bacteriano.


Seguindo essas recomendações, é seguro consumir arroz requentado. Conforme diz Ana Sandra Viana Zimichut especialista em Nutrição, hoje atuando como nutricionista no Hspital Saõ Camilo em São Paulo.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page